domingo, 15 de agosto de 2010

Kimi

Esses dias, fui almoçar na Liberdade, e é impossível passar por lá sem lembrar de uma pessoa que marcou minha vida, e me ensinou tantas coisas, a dona Kimi.

Desde o primeiro dia que nos vimos, a senhora foi tão simpática, me olhou e abriu um sorriso. Como se já soubesse que nossas almas se ligariam. Me aproximei e começamos conversar, o sotaque era carregado e vez por outra, dizia algumas palavras em japonês. Mesmo assim, conversamos bastante, e foi o suficiente para me encantar com uma velhinha tão linda.

Passei a visitá-la todos os domingos. A senhora me contava sobre a vida no Japão, sobre a chegada ao interior do Brasil e como foi parar na Liberdade. Contava também que casou muito nova, e um tempo depois, descobriu que o marido tinha outra família, e logo ficou viúva. A história se repetiu no segundo casamento. Dizia ainda, que nem mesmo os tapas que levava doíam tanto quanto as traições.

Um dia, fiz carinho em seus cabelos, e nunca vou esquecer sua reação, fechando os olhinhos e sorrindo, a senhora me disse que não sabia receber carinho, pois nunca lhe fizeram.

Uma época, tentei aprender falar japonês, mas, claro, não consegui, ô idioma difícil rs. E contei pra senhora, que prontamente respondeu:
- A moça tem coração, não precisa ter língua, tem que saber falar com o coração.

Não esqueço que um domingo não pude visitá-la, e na semana seguinte, a senhora, que me chamava de moça, disse ter me esperado o domingo todo, e que quando ouvia barulho no elevador, o coração disparava, mas, quando percebia que não era a moça, ficava triste.

A senhora também gostava muito do "moço", tanto, que depois de um tempinho, quando fui sozinha visitá-la, não tive coragem de dizer que não iria mais com o moço.

A senhora não sabia o que era receber sem doar algo em troca, e sempre que eu chegava com alguma lembrancinha,corria para o quarto e procurava algum presente, uma vez, me deu um cortador de unhas rsrs, outra vez, um jogo de botões com linha e agulha e uma presilha de cabelo que a senhora usava no Japão. Tenho todos até hoje, menos a presilha, que sumiu numa mudança.
E uma vez, fiz um poema pra senhora, que disse: ô, moça tava vendo coração de Kimi para escrever? Quem me dera, ver um coração tão lindo quanto o da senhora.

As vezes, a senhora queria me mostrar fotos antigas, e dizia sorrindo que era muito bonita quando jovem, e realmente era.

Também costumava falar sempre que já estava cansada de viver, 90 anos era muita coisa e por isso, não via a hora de descansar.
Eu preferia mesmo que a senhora tivesse partido assim, sem dor, rumo ao descanso.
Foi muito dolorido ver a senhora tão mal, inconsciente, sem poder falar, sorrir, e me olhar com tanto carinho.

Mas, ainda hoje, eu trago na memória e no coração a dona Kimi que apesar dos 90 anos, era cheia de vida, e tinha palavras tão sábias e um sorriso fofo demais, e me dizia coisas do coração.
Kami Sama foi muito bom, e me presenteou o dia em que pude conhecê-la, a senhora fez e ainda faz parte da minha história.
-------

Mudando de pato pra ganso, hoje foi dia dos solteiros, mas, para duas amigas, o love está super in the air...haha. Não é Rose? Não é Sam? hihi. Vai que é tua Tafarel rs.

24 comentários:

  1. Carol, eh mto bom saber que existem pessoas assim como vc no mundo... que sao capazes de enxergar a beleza das coisas e de distribuir carinho a todos desse modo. Seu texto e a Dona Kimi me emocionaram. Nao pude deixar de derramar algumas lagrimas! Lindo texto de um belo ser humano que eh vc!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Carol! Tudo! A história, o texto, o amor, o seu gesto, a dona Kimi... Quanta Luz! Como é simples fazer o bem! Você me fez muito bem hoje. Obrigada! Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Dona Kimi.. conheci essa senhora linda, coração puro... a Thais sempre trazia histórias dela, onde aprendemos a gostar dela tbm!!! Gente a Thais é isso tudo e muito mais....
    Rose..

    ResponderExcluir
  4. Lindo Carol...é impressionante como tem pessoas que marcam as nossas vidas com tanta intensidade!!! Super beijos

    ResponderExcluir
  5. Minha linda menina.

    Esse teu texto tão emocionante e transbordando amor e doçura, somente me fez ter certeza do que já desconfiava fortemente: vc é uma alma pura e generosa, que encanta pela luz que emana.
    Li um comentário teu no blog de uma amiga e me encantei. Vim, então te conhecer e tudo se confirmou.
    Gostaria muito que vc fosse conhecer meu blog.
    Eu, por minha vez, não perderei mais teus posts.
    Que vc tenha uma semana tão iluminada quanto vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Seja muito em vinda, vc e sua luz particular.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que isso hein Tha...outro nivel. Sem comentários. E a Rose tá de romance? Aeeeeeeeee! O ichtus tá casando rsrsrsrs Ah,assisti Mary e Max na sexta,chorei feito um idiota no final hehehe.

    Saudades!

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol,

    tem gente que entra na nossa vida e não sabemos explicar como, e quando elas partem, deixam um vazio enorme do lugar que ocuparam. Porém, sempre deixam em nós sua essência, seu brilho, seu carinho... partes boas de sua passagem aqui!
    Lindo texto, fiquei emocionada!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ahhh Carol, eu tb sou assim, gosto de velhinhos fofinhos. Por issso gostei muito de ler isso, não tem muita gente por aí disposta a dar atenção aos mais idosos. Vc é uma pessoa muito especial!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Kimi percebeu rápido o que eu também percebi só de te ler: a moça tem coração.

    E eu amo as pessoas que se comunicam através dele. Talvez sofram um pouco mais...mas arrisco dizer que são mais saudáveis =D

    beijão nesse coração grande aí

    deb

    ResponderExcluir
  11. Carol querida.... que história mais linda...
    Todo mundo precisa ter uma D.Kimi pra apertar a mão e vc Carol foi a D.Kimi da vida dela!!!!
    Super emocionante amiga... adorei mesmo!
    Você tem coração.... e é uma pessoa muito muito especial!
    adorei....
    beijocas,
    mari.

    ResponderExcluir
  12. Uma história comovente, Carol!
    Ainda bem que seu coração é assim.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  13. Ah.... uma verdadeira alma poética e compromissada com tudo aquilo que vai além do paupável, além do óbvio...
    Parabéns, Thá!

    Luana Rocha

    ResponderExcluir
  14. Amiga.....que historia linda,dessa vez me emocinonei e algumas lagrimas,deceram pelo meu rosto.
    Que texto lindo Tha,onde ela está agora?
    Ela morreu?
    concordo...tens um coração lindooooo

    ResponderExcluir
  15. ......e a parte final do texto,o amor está no ar??! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    está simm amigaaaaaaaa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Gerânio Marisa Monte

    Ela que descobriu o mundo
    E sabe vê-lo
    do ângulo mais bonito
    Canta e melhora a vida, descobre sensações diferentes
    Sente e vive intensamente
    Aprende e continua aprendiz
    Ensina muito e reboca os maiores amigos
    Faz dança, cozinha, se balança na rede
    E adormece em frente à bela vista
    Despreocupa-se
    e pensa no essencial
    Dorme e acorda
    Conhece a Índia e o Japão e a dança haitiana
    Fala inglês e canta em inglês
    Escreve diários, pinta lâmpadas, troca pneus
    E lava os cabelos com shampoos diferentes
    Faz amor e anda de bicicleta dentro de casa
    E corre quando quer
    Cozinha tudo, costura, já fez boneco de pano
    E brinco para a orelha, bolsa de couro, namora e é amiga
    Tem computador e rede, rede para dois
    Gosta de eletrodomésticos, toca piano e violão
    Procura o amor e quer ser mãe, tem lençóis e tem irmãs
    Vai ao teatro, mas prefere cinema
    Sabe espantar o tédio
    Cortar cabelo e nadar no mar
    Tédio não passa nem por perto, é infinita, sensível, linda
    Estou com saudades e penso tanto em você
    Despreocupa-se
    e pensa no essencial
    Dorme e acorda

    ResponderExcluir
  18. Já te disse milhões de vezes o quanto tu escreve bem...e escreve mesmo...dou a maior força para seu talento...e que talento!!Parábens!

    Que o diga a Graziela...rs

    bjoss
    Gabyy

    ResponderExcluir
  19. Que lindo, Carol!
    Quem tem carinho por velhinhos sempre me toca. Gostei
    Beijos,
    Irma

    ResponderExcluir
  20. Ai Carol, sou apaixonada por velhinhos. Cabelos branquinhos e muita história para contar. Amo muito.
    Beijos
    Kézia

    ResponderExcluir
  21. CadÊ seus posts, mocinha? Beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol...estamos com saudades...kd vc menina?
    beijocas,
    mari.

    ResponderExcluir
  23. love in the air... total!!!!!!! rssr

    Bjs Rose!!

    ResponderExcluir
  24. Pessoas, ameiiii os comentários, obrigada mesmo. Mas, sinceramente, não tenho mérito nenhum, qualquer pessoa que conhecesse a D. Kimi faria o mesmo!

    Ah, e velhinhos são fofosssss demais.

    =)

    ResponderExcluir