terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um dia por vez

Acho impressionante a capacidade humana de rotular tudo, classificar tudo, acelerar tudo, cobrar tudo...

Em casa, recebo uma ligação, é o suficiente pra começarem as perguntas: Você está namorando? Então, o quê é que vocês tem? E se não estão namorando, quando vão começar?
- Mãe, estou solteira, e muito feliz. =D

- Você está desempregada? Mas depois de 6 anos você saiu da Abril por quê? Menina, você é louca! E vai começar trabalhar quando?

Após um mês inteiro de curso, estudando temas pesados como violência doméstica, feminismo, racismo e outros ismos, a palestrante encerra o curso com uma pergunta taxativa: Você é feminista?
Eu pedi ajuda aos universitários,pois ainda estava cheia de dúvidas e questionamentos, e a pergunta me fez mal, eu deixei ali muitos preconceitos e conceitos, e construi novos ideais, resumi-los em: sou feminista, ou, não sou feminista é phod*.
Isso, com uma TPM monstra, não deu outra, cheguei em casa e chorei até. Rs.

Dias depois, recebi um email muito fofo de uma professora:

"Vá desenvolvendo as dúvidas e vá buscando respostas, essa é a melhor maneira de viver. Quando tudo está muito certo, respondido e aceito, ficamos num tédio absurdo. Paramos no tempo, entramos na inércia. Escreva sobre suas dúvidas, faça crônicas, elabore os trabalhos das disciplinas, aproveite-as para crescer e amadurecer."

Adorei.

Eu não quero me definir, quero me construir. Quero me compor, me escrever, me desenhar, me procurar. Eu sou caçador de mim e, ainda tenho um tempinho pela frente para encontrar. Buscando um dia por vez, sem pressa, vivendo.

Fechando os olhos e cantando:

Não se afobe, não
Que nada é pra já.




PQP - E esse Chico Buarque? Gzuz, lindo demais.
Ah, e ele está o máximooo no documentário Uma Noite em 67(mutcho bom).

;D

13 comentários:

  1. Disse bem, um dia por vez. Sou muito afobada, mas, concordo com sua professora, devemos tirar as dúvidas, anotá-las, amadurecê-las. Muito bom o texto viu, parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que hoje em dia tudo contribui pra que nos tornemos seres afobados, como a máxima que todos insistem em repetir: tempo é dinheiro. Tudo muda numa velocidade enorme,piscamos e as tecnologias não são mais as mesmas, as pessoas não são mais as mesmas! Sinceramente, também me sinto perdida nessa correria! Há um tempo escrevi um texto sobre isso, sobre a minha vontade de ser o meu tempo e fazer uso dele do jeito que eu quiser, sem essa pressa que nos é implicitamente imposta.
    Belo texto, cat! Como sempre.

    ResponderExcluir
  3. O comentário de cima é meu! Entrei com a conta errada hauhuaha

    ResponderExcluir
  4. Meu post de hj foi sobre isso, definir quem eu sou. Qdo tivermos todas as respostas, surgirão novas perguntas. A vida é assim, um constante movimento.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente!!! Um passo de cada vez.

    Beijão,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir
  6. Carol querida....
    Não se afobe não menina que o melhor da vida é mesmo vivê-la.
    E vc sabe Carol...professoras são assim mesmo, te desconstroe pra vc se reconstruir.
    Agora, eu sou femininsta mesmo tá Carol? Mas tb sou muito feminina e adoro os homens... tudo faz parte dessa nossa construção!
    beijocas,
    Mari.
    Estava com saudades de vc menina...

    ResponderExcluir
  7. Menina, eu estou em uma comunidade do orkut cujo nome é vou ao Calypso e leio Focault, hahahha.
    Já viu né? totalmente sem rótulos. De vez em quando mandar todo mundo ir se fuder, faz bem sabia? rsrs

    ResponderExcluir
  8. Ei Carol, bem vinda À DIALÉTICA!
    Uma vida pronta, pré-desenhada com suas normas e regras estabelecidas e assinadas em cartório é positivista demais para nós, sujeitos protagonistas e, sobretudo, sujeitos complexos com necessidades complexas.

    Conte comigo nessa construção de identidade(quer tb pode ser desconstruída a qualquer momento!rs)!

    Luana Rocha

    ResponderExcluir
  9. Hum, Carol! Muiiiiiiiiiito bom mesmo!Ai, precisava lê-la essa semana... Semana nova na minha vida louca... Hahaha! "Não se afobe não, que nada é pra já...". Delícia ouvir! Ah e veja "A Origem", sim!É muiiiiiiiiiito bom! E vê se não fica tanto tempo sem se ler! Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. O mais incrivel em tudo,é que dessa vez passei a semana tda pensando sobre isso!!acreditas??e de repente abro teu blog p ver se tinha texto novo e BAM...exato o que pensava mas é claro dentro de uma outra realidade,mas aplicada de maneira mto proxima...uau..adorei
    Devo deixar aqui tbm como leitora numero 1(pelo menos eu me intitulo assim)rs que não fui avisada desse texto aheuaheuhhauhau protesto!
    brincadera,saudadessss amiga vc eh otima

    ResponderExcluir
  11. Lindo, Carol. Que professora massa. Adorei o que ela te falou. Eu, que estou cheias de dúvidas...
    Beijos,
    Irma

    ResponderExcluir
  12. Márcia,
    eu também sou afobada, e na maioria das vezes, enfio os pés pelas mãos. Aí as vezes preciso parar tudo, respirar fundo e tirar o pé do acelerador rs.

    Brigadão pela visita!

    Rê,
    Haha, e eu estranhei quando li o final do primeiro comentário, pensei, ué, mas quem escreve cat é a Rê, e de fato, era você =)
    É verdade, tudo contribui pra essa pressão, né?! Mas, temos que nos manter sãs rsrs.

    Tuka,
    E que bom que é assim, né? Esse movimento bom que não tem fim.

    Bela,
    É verdade, obrigada.

    Mari,
    Ai, menina, estou tentando não afobar haha.
    É verdade, no final, essas dúvidas são realmente para descontruir e depois reconstruir, processo bom.
    Que legal, você ser feminista. Eu continuo sem saber, mesmo admirando demais o movimento. Vou começar visitar um coletivo feminista, talvez eu fique com uma visão mais clara.
    Ah, obrigada pelo carinho, eu estava sem inspiração nenhuma esses dias. =/

    Lília,
    Hahaha, adorei a comunidade! E como faz bem apertar o botão foda-se né...=)

    Lú,
    Adorei, e bota complexo nisso hehe. Mas, como você disse, estamos construindo uma identidade, e com certeza quero você por perto nesta minha construção.
    Obrigada pelos comentários e tá saindo o "Carol" né? haha.

    Nanda,
    Então, que bom você ter passado por aqui!! Menina, tenho feito dessa letra um mantra haha.
    Ah, assisti "A Origem" preciso assistir de novo pra entender melhor rsrs.


    Sam,
    Super leitora número 1 haha. Ai que legalllllllll, fico feliz que tenha rolado essa sintonia =)
    Saudades de você.

    Irma,
    Massa mesmo essa professora né? Também adorei. E se você está cheia de dúvidas, fico feliz que tenha servido para você também.

    Um beijão para vocês =)
    E obrigada por passarem aqui!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Thais seus textos ficam cada vez melhores....amei esse, me fez pensar em como eu estou me construindo e o que eu quero construir, diga não aos rotulos babacas!.
    PARABÉNS!
    Amo vc!

    Bjão

    ResponderExcluir